Governança

A Governança do Erasto Gaertner é um sistema composto por princípios, regras, estruturas e
processos
pelos quais a instituição é dirigida e monitorada, visando à geração de valor sustentável
para a sociedade
e seus colaboradores. O sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais
indivíduos na busca
pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a
sociedade.
A governança da instituição é conduzida pelo Conselho de Administração, que integra a Liga
Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), entidade mantenedora do Erasto Gaertner, abrangendo
todas as suas unidades
de negócios. Os órgãos de governança da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC) são os seguintes:
todas as suas unidades
de negócios. Os órgãos de governança da LPCC são os seguintes:
- Assembleia Geral
- Conselho de Administração
- Conselho Fiscal
- Áreas de negócio e de suporte para mitigação de riscos de compliance
- Comitê de compliance
- Auditoria interna
Organograma
Políticas Institucionais
Comprometida com a conduta responsável, a Liga Paranaense de Combate ao Câncer integra suas políticas em todas as suas atividades e relações. A direção estabelece as diretrizes gerais e delega responsabilidades específicas para cada nível da organização, garantindo o alinhamento de todos os departamentos. Esses compromissos são incorporados nas estratégias organizacionais e nos documentos, desdobrados em políticas e procedimentos operacionais, refletindo valores como ética, transparência e responsabilidade social. Adotamos práticas sustentáveis e assegura que todos os processos, desde o atendimento ao paciente até as negociações com fornecedores, sigam esses princípios. Nas relações de negócios, selecionamos parceiros e fornecedores que compartilhem valores de ética e responsabilidade. Contratos e acordos comerciais incluem exigências claras de compliance, informações essas citadas em nossas Políticas em vigor e nos treinamentos regulares oferecidos nossos colaboradores. Esses programas garantem que todos estejam preparados para implementar os compromissos de conduta responsável de forma prática e eficaz em suas atividades diárias. As políticas institucionais são sempre aprovadas pela Direção Executiva. O Conselho, por sua vez, é responsável apenas pela aprovação de documentos relacionados às suas atribuições e competências específicas, estabelece as diretrizes para demais normas e políticas. A relação e o link para acesso às políticas encontram-se no site do Erasto Gaertner.

Ética, Integridade e Compliance
O valor que a LPCC atribui à integridade e ao comportamento ético encontra-se traduzido em seu Programa de Compliance, que, além de preconizar o respeito às normas legais e a prevenção a fraudes e à corrupção, busca promover um ambiente de trabalho seguro, transparente e positivo. Gestão Estratégica de Compliance O Comitê de Compliance tem como responsabilidades: a) Desenvolver e revisar regularmente as políticas e os procedimentos de conformidade, garantindo sua eficácia contínua e assegurando que estejam alinhados com as leis e os regulamentos vigentes. ; b) Realizar avaliações periódicas de risco de conformidade e desenvolver planos de ação para mitigar os riscos identificados; c) Fornecer orientação e treinamento sobre questões de conformidade e ética aos funcionários; d) Investigar e responder, de forma imparcial e eficiente, a denúncias de violações à conformidade. e) Manter registros adequados de todas as suas atividades, incluindo reuniões, decisões e ações tomadas; f) Garantir a comunicação eficaz sobre questões de conformidade.

Ouvidoria
Por meio do Compliance e com base no compromisso da LPCC com os mais altos padrões éticos e de conformidade com a legislação e as regulamentações vigentes, disponibilizamos um canal seguro, confiável e confidencial para relatos de dúvidas, preocupações e reclamações. Adotamos uma estrutura tecnológica criptografada para respaldar a Política de Compliance da LPCC, garantindo total proteção contra as retaliações ao denunciante, além de assegurar transparência e imparcialidade na abordagem e na avaliação das manifestações de irregularidades e inconformidades com a conduta institucional. Para acesso ao Canal de Denúncias, clique aqui.
Combate à corrupção
A Política Anticorrupção da LPCC tem como objetivo estabelecer as diretrizes para condução das atividades, atendimentos e demais contatos com o público, bem como dos negócios da instituição com integridade, ética e legalidade, conforme as leis e regulamentos vigentes no Brasil. Além disso, orienta a atuação diante de situações que possam caracterizar ou envolver atos de corrupção, fraude, suborno e lavagem de dinheiro. Acesse a Política na íntegra aqui.
